top of page

Uma análise comparativa dos modelos de trabalho mais populares no mercado atualmente.

Atualizado: 24 de mai. de 2023


ree

A gente poderia dividir as pessoas em quatro grandes áreas de trabalho: pessoas que passaram em algum concurso, pessoas que trabalham em empresas com carteira assinada, empreendedores nas mais variadas áreas e possibilidades e os herdeiros que trabalham com a gestão do patrimônio de suas famílias.


Acho importante a gente dizer que não existe um trabalho mais fácil que o outro, e dentro de cada grande área do mundo do trabalho existem desafios específicos.


Quem opta em fazer concurso público, precisa ter muita disciplina para estudar e passar nas melhores vagas, e depois que passam, como os cargos geralmente são em empresas públicas, precisam ter muito jogo de cintura para lidar com joguinhos políticos de pessoas querendo a sua vaga para objetivos de jogos de poder e falcatruas diversas. Além claro, de não sucumbirem à mediocridade de um trabalho já conhecido depois de tanto tempo. Mas tem os benefícios de uma renda fixa, podemos nos planejar melhor, viajar quem sabe aproveitar a vida no futuro. Isso claro se o seu salário não ficar obsoleto ou se a sua área de trabalho não deixar de existir.


No emprego CLT, por outro lado, precisa se manter atualizada e entregar para empresa todos os resultados pedidos a tempo. Precisam saber lidar com a pressão, precisam se comunicar bem, mostrar serviço para poder subir nos cargos disponíveis de acordo com seus objetivos. Além claro de saber trabalhar em equipe, de serem bons e obedientes sem perderem a capacidade de perceber os erros de processos e de pessoas, e procurar inovações aumentando o valor agregado da empresa.


Quando se empreende você precisa entender que não vai ter ninguém criando as regras para você. É literalmente você que precisa tomar todas as decisões, e mesmo que você compre uma franquia que já tenha o modelo de negócio validado, ainda assim você precisa de capacidade estratégica para perceber as adaptações necessárias da sua cidade e região. Empreender é literalmente se jogar no precipício com alto risco, sendo a energia motora inicial do que no futuro pode ser uma empresa de sucesso. A pessoa que empreende geralmente não gosta de gerenciar, ela prefere ser criativa pensar em inovações, entender os novos campos de trabalho e transformar a sociedade. E essa é exatamente a diferença entre o empreendedor e o empresário.


O empreendedor gosta de ter as ideias novas, o empresário pega essas ideias e faz acontecer. Unir os dois mundos é o que torna essas ideias realidades de sucesso que podem pregar novas pessoas e gerar Impacto financeiro positivo para cidades e quem sabe até o mundo.


Quando você é herdeiro, precisa ter em mente que já tem um trabalho desde que nasceu, a manutenção do patrimônio da sua família. Dependendo do quão grande for esse patrimônio, você precisa estudar administração de empresas, ou gestão de pessoas, ou até contabilidade para que a sua vida fique um pouco mais fácil. Eu digo isso porque gerenciar patrimônios, sejam empresas já existentes, investimentos em imóveis, ou mesmo investimentos que estão alocados em fundos de investimento, exigem da pessoa um conhecimento especializado. E por mais que existem muitas piadas das pessoas imaginando que ser herdeiro é uma coisa simples, sabemos que exige muita disciplina, obediência e capacidade de diálogo com as pessoas mais velhas da família, para que os objetivos da família continuem alinhados.

O que eu quis com esse texto, foi deixar claro para você que não importa o caminho profissional que você escolha: você será sempre desafiado a se tornar uma pessoa melhor, para desempenhar com mais qualidade o que for necessário na sua jornada. Tanto em habilidades técnicas, quanto em habilidades emocionais e relacionais, a realidade é que todos os campos de trabalho nos desafiam, podem nos cansar, nos realizar, ou até mesmo nos provocar, para que sejamos cada vez mais coerentes com o uso do nosso tempo no mundo


Seu caminho profissional hoje, te orgulha ou te atrapalha?

 
 
 

Comentários


bottom of page