top of page

Terapia para adultos neurodivergentes com problemas no trabalho

O meu objetivo de trabalho é sempre ajudar os adultos que não tiveram a chance de ter uma infância que os desenvolvesse na sua potencialidade, não à toa digo que meu trabalho é a psicologia do desenvolvimento pessoal e profissional, as pessoas superdotadas tem uma conexão diferente com o seu lado profissional elas precisam que isso seja muito bem aliado com a sua identidade.


Hoje me apareceu uma demanda nova muito recorrente no consultório - as NEURODIVERGÊNCIAS, os transtornos psiquiátricos e seus desafios no consultório e na vida.


Temos pessoas com TDAH (transtorno do déficit de atenção e ou Hiperatividade) , Autismo, Transtornos Opositivos e desafiadores, Transtornos Obsessivo Compulsivos, Bipolaridade, Ansiedade, Depressão, e mais recentemente está aparecendo a Superdotação.


Para essas pessoas não estar desempenhando corretamente no trabalho representa uma dor existencial muito profunda. Além do que essas pessoas têm uma clareza muito grande do que não estão fazendo e do que deveriam estar fazendo. Mas como a dor da ferida ainda está muito aberta e dolorosa, as pessoas entram numa espécie de procrastinação e vão colocando para frente a realização das atividades que poderiam já ter feito antes.


Eles também é uma dificuldade muito grande de entender que elas têm o direito ao descanso, elas também tem direito a um tempo de processamento das suas aprendizagens novas, nem que seja um tempo para sentar e organizar esse conhecimento novo de uma forma esquemática.


Eu falo que a pessoa superdotada não precisa anotar para aprender, mas ela precisa anotar para conseguir transformar esse conhecimento em material, para depois conseguir passar esse entendimento para outras pessoas de uma forma razoável, pelo menos eu sempre precisei fazer isso na minha vida até para garantir que de fato eu aprendi mesmo.


Assim como tudo na psicologia, cada pessoa é um universo, eu venho aqui compartilhar as minhas experiências, algo do conhecimento que a ciência já possui sobre isso, e o que eu vejo no consultório com as pessoas que tem essa mesma condição que a minha. Mas obviamente cada pessoa tem a sua jornada de entendimento própria, não espere que a minha jornada responda as suas questões, mas caso responda que bom.


Para mim é muito difícil obedecer  um dos princípios do marketing de conteúdo que é criar um conteúdo que seja relevante para minha audiência, mesmo que não necessariamente se conecte com a minha vida e as minhas experiências pessoais... Eu sinto que  preciso processar os meus aprendizados através dos textos e demais materiais que eu coloco na internet, é um exercício de processamento meu de tudo que eu vivo e entendo, e que de quebra ainda ajuda as pessoas a se entenderem melhor, mas eu preciso que vocês tenham clareza de que tudo que eu for produzir é para mim para o meu maior entendimento e consciência.


Eu acho que o que eu mais quero falar sobre superdotação envolve:


  • A definição do que isso significa,


  • Envolve os impactos que isso traz para a vida das pessoas,


  • Envolve também as dificuldades que essas pessoas encontram no seu dia a dia,


Mas farei isso de forma autêntica, sem prometer nada, e com a certeza de que estou sendo eu mesma com vocês nessa jornada. Quem vem junto ?


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page