top of page

o que é autoestima ?

Atualizado: 6 de set. de 2022



Eu fiz uma enquete no meus stories (@patriciagrillipsi) perguntando qual temática vocês gostariam que eu explorasse nesse mês de setembro, e com mais de 50% dos votos ficou a temática da autoestima.


Decidi começar pelo começo e trazer para vocês uma definição desse conceito: " Auto estima refere-se ao valor que uma pessoa atribui a si mesma e está relacionada a sentimentos positivos ou negativos, Isto é, quanto uma pessoa gosta de ser do seu jeito de ser. É muito comum identificar auto estima somente como um sentimento positivo. O próprio dicionário Houaiss da língua portuguesa identifica-a como a " qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos"" (Mara Sampaio, 2014, p.92)


Com essa explicação conseguimos compreender que a autoestima não é um estado de glória que deva ser alcançado, e que a partir do momento que se chega nele nunca mais vai se sair esse patamar. Mas é a habilidade de se perceber como se é, de forma fluida, e sendo atualizado a cada mudança.


Sabemos que a autoestima é a base para sensação de satisfação consigo próprio, é o fundamento para que você consiga se auto validar - sendo capaz portanto de reconhecer seus ganhos e conquistas pessoais.


Uma pessoa sem auto estima não consegue identificar quando recebe elogios, não consegue aceitar críticas sem se destruir, por isso acaba tendo bastante dificuldade de se relacionar.


Portanto a auto estima está muito mais conectada com uma habilidade que pode ser aprendida, através da Auto observação, e do não julgamento. Parece com um espaço seguro que você cria dentro de você mesmo e nesse lugar ninguém além de você mesmo pode dar opinião.


Ou seja, se você cria esse espaço interno, você se protege de ataques inesperados de pessoas que não te conhecem e te julgam por preconceitos. Quando você se conhece, e cria o próprio conceito de si aprende a valorizar o que observou, você se torna seguro de si.


Não que você não possa errar, ou que você não seja passível de falhas, mas você entende que esse julgamento sobre si mesmo, só diz respeito a você mesmo. E que você vai perceber suas falhas, aceitar a necessidade de melhorias e procurar fazer diferente, sem sentir que precisa desaparecer, ou sofrer em demasia por isso.


Não sei se estou conseguindo descrever com clareza suficiente esse espaço na sua mente, mas a auto estima então é como um "airbag" na sua cabeça, que se infla e te protege de ataques externos inadequados, mas que te leva para mais perto daquele sentimento único de gratidão e satisfação por ser exatamente do jeitinho que se é.


Me conta, já tinha pensado na autoestima desse jeito? Me conta, a quantas anda a sua?


 
 
 

Comentários


bottom of page