Psicóloga do Empreendedor

Atualizado: Jan 21

Hoje eu venho apresentar uma nova área da Psicologia: a psicologia do empreendedor que não é a mesma coisa da psicologia do trabalho e das organizações, não é igual ao trabalho dos coaches, e não é também orientação profissional e de carreira. Mas resvala em todas essas áreas de atuação.

Acho importante levar em consideração que a expressão empreendedorismo é recente no Brasil, tendo ganhado popularidade em 2014. O que significa que todo arcabouço da psicologia do trabalho e das organizações que teve o seu florescimento na década de 70, está totalmente ou quase, voltado para as grandes indústrias e corporações, não sendo mais útil para essa nova realidade que se apresenta.

Existe uma tendência para que as grandes corporações encerrem suas atividades em breve no mundo, abrindo espaço para o empreendedorismo de pequenos negócios, por uma questão de "evolução" do capitalismo,se é que se pode dizer dessa maneira. Temos uma quantidade cada vez maior de pessoas buscando trabalhar motivadas por propósito, não apenas para ganhar dinheiro.

Por isso trouxe para vocês hoje essa diferenciação que foi construída baseada em mais de 5 anos de trabalho nesse segmento específico. Lembrando que são estudos iniciais que estou desenvolvendo e que ainda não tem embasamento em pesquisas antigas, afinal é uma temática recente. Acredito muito que estudar o comportamento de empreender e a constituição do papel do empreendedor, se tornará cada vez mais importante num mundo que precisa desenvolver nas pessoas essas habilidades e competências.

Portanto colocar o foco de estudo no sujeito que empreende no seu desenvolvimento aprendizado capacidade de lidar com as emoções desta ação, são o futuro da prática psicológica no mundo em que vivemos atualmente que vislumbramos para os próximos anos.

Durante séculos fomos educados para OBEDECER.Isso não é mais suficiente. Precisamos desenvolver habilidade de autogestão, autoavaliação, criação da própria rotina, execução das próprias atividades, sem nenhum chefe externo.


O trabalho é árduo mas estou disposta a dar o meu melhor. Aproveite agora e já garanta a sua vaga no Programa Jornada Meu Negócio, meu programa de mentoria psicológica para empreendedores!




5 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • YouTube

© 2021 por Patrícia Grilli.