O trabalho dignifica o homem

Atualizado: Jan 21

Mas o que exatamente essa frase quer dizer?


Significa criar no mundo através da nossa ação, transformando o mundo e a nós mesmos.

Veja que estou dialogando com conceito original de trabalho, e não como o significado popular que ele adquiriu ao longo dos anos. Muita gente até hoje sente que o trabalho é algo ruim, uma atividade obrigatório desprovida de qualquer identificação. Cujo objetivo é ganhar algum dinheiro no fim do mês. Ponto final.


Eu comecei a estudar o tema do trabalho em 2014 quando me dei conta que praticamente todos os meus clientes do consultório tinham questões envolvendo esse tema. Talvez isso seja porque eu atendi na cidade de São Paulo, local conhecido no Brasil por ter a capital Econômica. É absolutamente impossível ir a São Paulo e não ouvir alguém te perguntando: " com o quê você trabalha?"


Naquele local o trabalho é questão de identidade, no local tão multicultural como São Paulo, muitas vezes a única coisa em comum que você tem com seus amigos e colegas é o local de trabalho. Gente de todos os cantos do país vão para aquela cidade encontrar uma chance de vida, encontrar um trabalho e assim ter a vida que sempre sonhou.


Talvez exatamente por isso esse tema colocasse o meu consultório, afinal de contas é impossível não ter conflitos quando a expectativa em relação a essa atividade é tão alta. Mas qual tipo de conflito?


A lista é grande, mas basicamente encontrei problemas que envolviam:


1- lideranças ruins;

2- ambientes tóxicos de trabalho;

3- equipes que não atendiam as expectativas;

4- escolhas profissionais que não eram as melhores;

5- salários que não correspondiam as responsabilidades;

6- dificuldades em se identificar em algum tipo de trabalho;

7- família que não apoiavam a escolha profissional.


Poderia ficar aqui fazendo uma lista enorme de vários problemas que já acompanhei, mas os problemas acima fazem um bom resumo. E o que exatamente essas pessoas buscavam na terapia?


Basicamente buscavam a possibilidade de lidar melhor com essa realidade imposta ou mudar essa realidade imposta. O difícil era Identificar qual a possibilidade viável para cada caso. Veja, existem situações na vida que não podemos mudar a realidade, como por exemplo as lideranças ruins. Caso você não tenha uma posição estratégica de poder em algum ambiente profissional, o que resta é aprender a lidar com isso, ou sair desse emprego e criar uma nova realidade.


Aí começa o drama: como é que eu faço para mudar uma realidade que não me agrada sendo que eu morro de medo do que pode acontecer?


Nesse momento os nossos padrões relacionais primitivos tomam conta, a racionalidade parece não fazer mais sentido, começamos a ver pessoas operando de maneira completamente irracional. Por várias vezes quando dramatizava as "cenas temidas" com meus pacientes no consultório, percebia que estava lidando com uma criança magoada e desamparada, não com aquele adulto de 42 anos de idade que estava na minha frente.


Veja, aprender dicas e "truques psicológicos" que os coaches dão por aí, não tem absolutamente a ver com o trabalho do psicólogo clínico nesta seara. Te digo com propriedade, comprar um planner, escrever suas metas no papel, achar um sócio, e montar um plano de negócio, são incapazes de desenvolver dentro de você a sua inteligência emocional e relacional. Questões essas que são base para o bom desempenho do papel profissional seja você um empreendedor ou funcionário.


Se você quiser uma dica realmente útil em relação a como seu funcionamento psicológico pode afetar o seu trabalho, a dica é: conheça os seus padrões relacionais, conheço a sua habilidade de tomada de decisão, conheça a sua competência técnica, cheque sua capacidade de perder, investigue suas idealizações de poder, e garanta no final da investigação que você está apto a colaborar com a sociedade.


A terapia pode ajudar com isso, treinamento de papel profissional também, leituras sim vídeos podem ampliar o seu conhecimento, o que não pode é nunca investigar nada sobre isso. Se fizer sentido para você eu posso te ajudar nos atendimentos online.






3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo