Capacidade incrível de imaginar mundos novos

Eu estou lendo dois livros: o primeiro livro se chama “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e o segundo livro chama “O caminho do artista”.


Uma coisa muito interessante que existem em comum entre esses livros é que ambos falam sobre a capacidade do humano de se conectar com intangível, a nossa capacidade incrível de imaginar mundos que só existem na nossa cabeça.


Foi a partir desse exercício que nossos antepassados primeiros humanos da linhagem Sapiens, e os nossos artistas atuais conseguiram e conseguem trazer para o mundo realidades nunca vistas antes.


De acordo com o autor do livro sobre os Sapiens, ele se diferencia das demais espécies humanas por três características principais localizadas em sua linguagem:

1- Os sapiens conseguem olhar o mundo e descrever o que encontram – gerando aprendizados,

2- Eles também conseguem observar os outros humanos e se importar com eles, isso gera reciprocidade e relacionamentos afetivos,

3- Ele tem a capacidade única da imaginação, de inventar novos mundos e experimentar novas possibilidades.


Foi essa capacidade que fez com que nós chegássemos tão longe e a nossa espécie fosse a única humana que tivesse sobrevivido. Eu acredito que é muito importante a gente compreender que somos definitivamente criativos, capazes de ver além do que se enxerga, é isso que nós temos de mais humano e único.


Nós criamos uma inteligência tão complexa na nossa cabeça, no nosso cérebro, que é quase impossível imaginar que não exista algo mais inteligente que nós. Mas o meu objetivo dessa reflexão de hoje é deixar claro que todos os humanos são potencialmente criadores. E todos possuem na genética essa “centelha divina” da criatividade.


Todo humano carrega em si a capacidade de criar novos mundos, novas possibilidades de dar à luz a novos universos, literalmente. Desde o empresário que desenvolve soluções para alguém até o desenhista que cria uma pintura, todos eles carregam em comum a capacidade da criatividade, dessa coisa que só o cérebro humano foi capaz de fazer na Terra, que é a imaginação.


Eu sou psicóloga e me encanta esse universo da mente humana e das suas possibilidades. Me encanta também a capacidade que as pessoas tem de criar as próprias realidades sejam elas frutíferas e prósperas, sejam elas doentes e ligadas à muito sofrimento.


É a mesma máquina o cérebro humano que criou essas múltiplas realidades. Nós somos capazes de criar a realidade que vivemos. Nós somos capazes também de mudar a realidade que nós vivemos.


Eu acredito muito nessa capacidade do ser humano de criar novas possibilidades, de desenvolver novos caminhos.


Importante dizer que para conectar-se a sua potencialidade criativa humana, você só precisa começar e fazer disso um exercício com foco e disciplina.


Eu desejo que você treine essa capacidade que é humana, mas que parece distante de tão incrível.

5 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo